Grupo de Arte e Cultura Nativa Amigos do Rio Ijuí (gacn)


origem
O ENCONTRO COSTEIRO PESQUEIRO DA CANÇÃO
O ENCONTRO COSTEIRO PESQUEIRO DA CANÇÃO é realizado anualmente, nas barrancas do Rio Ijuí, Linha 06 Leste, na Associação dos Funcionários Municipais de Ijuí.
As dezesseis(16) Edições do Festival realizadas, revelaram o resgate das nossas raízes e nossas vertentes, mostrando a evolução dos valores do nossa cultura, bem como o companheirismo, as amizades e o fortalecimento da união entre as pessoas através da música, poesias, trovas, encontros, onde recebemos também artistas de outros países, da América Latina como, Argentina e Paraguai.
integração
Durante todos esses anos, os mais de 30 integrantes, associados deste Grupo Cultural, também participam nos Encontros dos Costeiros nos municípios de Lajeado, Santo Cristo, Passo Fundo, Foz do Iguaçu, Esperança do Sul, Santo Augusto e outros, levando e elevando o nome do nosso Município para além das fronteiras.
O Grupo de Arte e Cultura Nativa Amigos do Rio Ijuí, pretende ser um agente transformador da realidade social na comunidade, através das práticas artístico-cultural-ambiental e relacionamentos mantidos entre as pessoas e instituições com o objetivo de promover maior qualidade de vida à nossa população.

ORIGENS DO PESQUEIRO DA CANÇÃO
GRUPO DE ARTE E CULTURA NATIVA
“AMIGOS DO RIO IJUI”
O Pesqueiro da Canção surgiu da vontade de um grupo em promover a música Regional Nativista Gaúcha nos moldes dos encontros de Barranca, mais conhecidos como, “encontros costeiros”. Vale recordar, que num desses eventos do tipo Limpeza do Rio Ijuí, promovido pela Colônia de Pescadores Z-18, entidade da qual fazia parte como associado, na ocasião, além de outros amigos que lá estavam, se encontrava presente o saudoso precursor deste Festival Darci Meno Zwirtes.
Passado um tempo, num desses encontros da vida novamente com o nosso associado fundador Darci Meno Zwirtes trocamos uma última ideia e decidimos convidar amigos, poetas músicos e outros envolvidos com a cultura gaúcha ou pelo movimento tradicionalista, para um encontro, tendo por local o Clube Ijuí, onde apresentamos e discorremos sobre a idéia de realizar um Encontro do tipo Festival de Barranca para convidados.
Entre reuniões e encontros pessoais foi se formando o grupo. Inicialmente, participaram Itamir Lizot, Jõao Valter Soler, Francisco Rollof, Liti Dhamer, Darci Meno Zwirtes, Valter Bandeira, Rogerio Knorst, João Antonio Cargnelutti, Paulo Medeiros, Vanderlei Juswiak, Pedro Darci de Oliveira, Salvador de Freitas, Celso da Silva Melo, Celso Metzdorf, Carlos Silveira, Marcos Barriquelo, Gilberto Fabrin, Martim Agnoleto, Carlos Leal da Silva e outros.
Nossa presidência-GACN
DIRETORIA DO GRUPO DE ARTE E CULTURA AMIGOS DO RIO IJUI – GESTÃO 2025/2026
PRESIDENTE – Elisandro Moraes Bianchini
VICE PRESIDENTE – André Castanho Girotto
1º DIRETOR DE FINANÇAS – Andre Rachid Brum Yasin
2º DIRETOR DE FINANÇAS – Fioravante Batista Balin
1º SECRETÁRIO – Júlio Franciscatto
2º SECRETÁRIO – Francisco Zwirtes
CONSELHO FISCAL – Dalmo Ribas de Souza
CONSELHO FISCAL – Sérgio Bock
CONSELHO FISCAL – Gilmar Poli
CONSELHO FISCAL – Leonel Jorge Rodrigues
CONSELHO FISCAL – Ivo Schwancke
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL – Cássio Bamberg
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL – Eleandro Lucaszewski
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL – Erni Friedrich
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL – Maurício Gaúcho
DIRETOR CULTURAL – Pedro Darci de Oliveira
DIRETOR CULTURAL – Claudiomiro Gabbi Pezetta
DIRETOR DE PATRIMONIO – Gelson Nunes Cavalheiro
DIRETOR DE EVENTOS – Celso Metzdorf
DIRETOR DE EVENTOS – Otaviano Prates Correia
DIRETOR DE RELAÇÕES PÚBLICAS – Vanderlei Juswiak
DIRETOR DE RELAÇÕES PÚBLICAS – José Clóvis Souza Gonçalves
DIRETOR DE RELAÇÕES PÚBLICAS – Guajará de Jesus Oliveira
