O Grupo de Arte e Cultura Nativa (GACN) “Amigos do Rio Ijuí” participou da 21ª edição do Encontro das Águas, um dos principais festivais temáticos costeiros e de barranca da região. O evento, que reuniu aproximadamente 150 músicos, poetas, compositores, declamadores e costeiros em geral, aconteceu de 20 a 23 de fevereiro no Recanto Gaúcho, em Foz do Iguaçu, Paraná.
Com o objetivo de integrar o Pesqueiro da Canção aos principais festivais da cultura regionalista, o GACN levou sua comitiva ao palco do evento, reforçando sua missão de valorizar e difundir a arte nativista.
A programação iniciou na quinta-feira (20/02) com um Jantar de Abertura, seguido por apresentações artísticas que celebraram a riqueza cultural da região. Na sexta-feira (21/02), o festival contou com o show de abertura do Grupo Folclórico Mandu’ara, do Paraguai, seguido pelas apresentações das canções de Tema Livre.
No sábado (22/02), as atividades tiveram início às 16h com a mostra competitiva de poesias de Tema Livre. Mais tarde, às 20h, o Grupo Folclórico Sonko & Allpa Sumaj, da Argentina, encantou o público com um espetáculo que destacou a tradição e identidade cultural do país vizinho.
A participação do GACN no Encontro das Águas fortalece ainda mais a conexão entre os festivais regionais, promovendo a troca de experiências e ampliando a visibilidade da cultura nativista. O grupo segue empenhado em seu compromisso de levar a arte e a tradição gaúcha a diferentes palcos, enriquecendo o cenário cultural do sul do Brasil.